Quando o veículo roubado é recuperado o que fazer quando esta em processo de indenização?


Quando seu veículo segurado é furtado ou roubado, é preciso fazer o B.O., acionar a seguradora e esperar. O prazo dado pela seguradora para que o carro seja encontrado geralmente fica entre cinco e sete dias, ele costuma variar de uma empresa para outra. Depois desse período, caso o veículo não seja encontrado, você deverá entregar alguns documentos solicitados a seguradora. Só então começa a valer o prazo de 30 dias para que ela pague ao segurado o valor integral da indenização de roubo de carro. Durante esse período de 30 dias, é aberto um processo de transferência de posse do carro do segurado para o nome da seguradora. Apenas depois que esse processo é concluído, é que o segurado poderá receber a indenização integralmente.

No caso de veículos recuperados antes que essa transferência se conclua, o processo é cancelado, e o pagamento indenizatório do roubo de carro é suspenso. O carro segue para a oficina, caso necessite de reparos e posteriormente é devolvido ao segurado. Nesta situação, a apólice de seguros continua vigente normalmente. Mas, se o veículo recuperado de roubo estiver com avarias que o caracterizem como perda total, então deverá se prosseguir com o pagamento indenizatório ao cliente e a apólice será cancelada. Se o carro for encontrado após o processo de transferência de posse ser concluído, o cliente permanecerá com o direito de receber a indenização integralmente pelo veículo, e a apólice deverá ser cancelada. Acontece a transferência de veículo roubado para seguradora e este, agora de posse da empresa, começa a ser chamado de veículo sinistrado.

Vale lembrar que em casos de furto ou roubo, ou seja, de veículo recuperado, é preciso que o carro passe por uma avaliação para que a melhor solução seja encontrada. Caso ele tenha danos, cujo o valor de reparo seja igual ou superior a 75% do valor de compra atual do modelo no mercado, o veículo será considerado como perda total e a seguradora deverá pagar uma indenização integral, como nos casos em que o veículo não é encontrado. Nesta situação, assim como na anterior o seguro é cancelado. No entanto, nos casos em que o carro é encontrado com danos que não atinjam essa margem de 75% do seu valor de compra, ele é encaminhado para uma oficina, consertado e devolvido ao segurado. Vale lembrar que esse procedimento acontece mediante o pagamento da franquia.