Técnicas que um bandido utiliza para roubar carros.
Ficar de olho no alarme
Os alarmes do carro costumam disparar com facilidade, muitas vezes basta um simples esbarrão para que isso aconteça.
E, é exatamente isso que os bandidos fazem ao chegar perto de um carro que pretendem levar embora, eles chacoalham o veículo, em alguns casos até dão chutes para saber se ele possui um sistema de alarme.
Caso o sensor seja ativado e o alarme do veículo dispare, eles simplesmente deixam o carro de lado, afinal, chamou muito a atenção. Logo, ter um alarme é uma boa estratégia para evitar ser roubado ou furtado.
Olhar se existem objetos dentro do carro
Deixar objetos dentro do carro atrai olhares e faz com que as janelas sejam quebradas para que os mesmos sejam roubados.
Por isso, a melhor coisa a ser feita ao sair do veículo, é levar à frente dos aparelhos de som e, se houver qualquer pacote, sacola, bolsa ou mochila colocar no porta-malas para não ficar exposto.
Procurar por fiação exposta
Se o carro tiver alarme ou um corta-combustível, os bandidos irão procurar pela fiação para que possam desativar esses componentes.
Por isso, sempre instale esses equipamentos com profissionais especializados, que deixarão os fios bem acondicionados.
Verificar adesivos de alarme
Alguns alarmes de carro informam que o veículo está protegido, seja através de adesivos ou algum outro tipo de identificação.
Isso é perfeito para os bandidos, que podem identificar com o que estão lidando e conseguem desligar o alarme com mais facilidade.
Portanto, é interessante que você não deixe vestígios da existência de um sistema de segurança no veículo. Pois, os alarmes para carro apenas tornará o trabalho dos bandidos mais fácil!
Aproveitar um carro ligado
Esse é um hábito mais comum do que se imagina: as pessoas saem do carro e o deixam ligado para abrir ou fechar um portão, pegar alguma coisa em uma loja, tocar uma campainha, entre outros.
Essa é a oportunidade ideal para os bandidos, que vão entrar no carro e sair com ele facilmente.
Para evitar esse tipo de problema, o ideal é que sempre que precisar sair do carro, mesmo que seja rápido, desligue e leve a chave junto.
Roubar carros em grandes eventos
Em jogos de futebol, shows e outros eventos que reúnem um grande público, os roubos e furtos de veículos, e outros itens são muito comuns.
Além disso, muitas pessoas optam por parar os carros na rua, visto que os estacionamentos nestes eventos enchem rápido e, geralmente são bem mais caros que o normal.
O problema desse hábito é que, parar o carro na rua, onde não há muita segurança e, com a grande circulação de pessoas, muitas vezes nem se percebe o que está acontecendo. Torna a ação do bandido muito mais fácil.
Por isso, sempre opte por parar seu veículo em estacionamentos particulares, mesmo que isso custe um pouco a mais. Outra boa opção é preferir usar o transporte público nessas ocasiões.
Procurar as chaves extras no veículo
O mais indicado é que se deixe sempre a chave extra guardada em casa e não no próprio veículo.
Mesmo assim, algumas pessoas ainda insistem em mantê-las ‘escondidas’ no porta-luvas, ou no quebra-sol, lugares nada incomuns, o que não tornará nada difícil o trabalho do bandido.
Verificar se o carro está malconservado
Carros que estão sempre sujos, com amassados e arranhões demonstram relaxo por parte dos proprietários.
O que faz com que os bandidos acreditem, com embasamento, que esses veículos não possuem nenhum sistema de proteção.
Portanto, manter seu veículo sempre com boa aparência pode fazer com que os bandidos pensem duas vezes antes de tentar roubar seu carro.
Checar se portas e janelas estão fechadas
Tem gente que sai do carro e se esquece de conferir se fechou as portas e janelas. Se o vidro ficar aberto, isso é facilmente percebido. Já para as portas, basta tentar abrir para verificar se estão travadas.
E acredite, essa sempre é a primeira reação de um bandido ao chegar perto de um carro.
Por isso, ao sair do carro, tenha o cuidado de verificar se todas as portas e janelas estão travadas, você perderá apenas alguns segundos a mais para garantir que seu veículo está seguro.
Roubar chaves à vista
É bastante comum, principalmente entre os homens, deixar as chaves do carro penduradas para fora do bolso, onde um simples esbarrão, pode proporcionar o roubo da chave.
Para evitar esse tipo de problema nunca deixe a chave do carro a mostra, especialmente quando estiver em lugares públicos. Um bandido pode estar vigiando e pode acabar levando as chaves e o carro.
Ver se há travas na direção
Dependendo da sua idade, você certamente se lembra daquelas travas de volante que bloqueavam também os pedais e, eram extremamente eficientes.
Apesar de se tratar de um sistema de segurança mais antigo, essas travas manuais davam muito trabalho aos bandidos.
Por isso, até hoje, quando um bandido vê uma dessas em um veículo, simplesmente o deixa de lado. O que faz valer a pena o investimento neste item.
Pegar informações com manobristas e flanelinhas
Infelizmente, passar a informação de quanto tempo pode demorar em um local para pessoas que não conhece pode ser um problema.
Se informar a um ‘flanelinha’, por exemplo, que pretende demorar horas, ele pode comentar com um bandido, deixando-o livre para fazer o roubo com tranquilidade.
Às vezes, mesmo sem que ele comente, o bandido fica esperando ouvir uma conversa desse tipo para obter a informação necessária.
Por isso, o mais indicado é que você simplesmente não comente com ninguém se pretende demorar ou não para voltar ao carro.
Observar pessoas que estão perdidas
Ficar circulando com o carro lentamente, observando as pessoas e lugares por onde passa, indica que o motorista pode estar perdido, o que acaba chamando a atenção dos bandidos.
Ficar andando em baixa velocidade te transformará em um alvo fácil para que seu carro seja abordado e roubado.
Para evitar essa atenção desnecessária, capaz de colocar a sua vida e seu veículo em risco, procure conhecer o trajeto a ser feito com antecedência e, caso se perca, pare em um local movimentado para pedir informações.
Lembre-se sempre que, caso você seja abordado por bandidos em um roubo, ou presencie seu veículo sendo furtado, você nunca deve revidar. Nenhum veículo é mais valioso que a sua vida ou a vida de seus familiares.crição